Uma campanha lançada recentemente pela Controladoria Geral da União, chamada “Diga Não a Pequenas Corrupções”, alerta para pequenos atos antiéticos ou até ilegais que fazemos fruto da cultura do “jeitinho brasileiro”. Atitudes como falsificar carteirinha de estudante, fazer “gato” de TV a cabo, furar fila são pequenas corrupções que fazemos no nosso dia a dia sem nos darmos conta de como isso interfere em nossa ética.
E o que isso tem a ver com o futuro de nossas crianças? Cada uma dessas nossas pequenas atitudes ou quando simplesmente pedimos para uma criança mentir ao telefone dizendo que não estamos em casa, é uma forma de corrompê-la. De fazê-la acreditar que isso pode ser certo. Então, devemos pensar em nossas atitudes diariamente, seja para não ferir nossos próprios princípios éticos, mas, principalmente, para não darmos um mau exemplo.
No Rotary, temos também uma preocupação constante com a formação dos jovens. Não é à toa que os Rotary Clubs são formados por profissionais, mas aqueles que se interessam pelos princípios rotarianos podem buscar os Interacts Clubs (formado por jovens de 12 a 18 anos) ou os Rotaract Clubs (jovens de 18 a 30 anos). Esses grupos se reúnem semanalmente buscando ações de ajuda humanitária, de integração e de socialização em suas cidades.
Outra ação desenvolvida para jovens é o Ryla, um encontro de jovens para a formação de lideranças. Em março, os Rotary Clubs de Contagem estão organizando palestras e diversas atividades para jovens de 12 a 14 anos de escolas públicas da cidade para conscientizá-los sobre o espírito de ajuda ao próximo.
Luisa Naves Rotary Club de Belo Horizonte – Liberdade - Distrito 4760 www.facebook.com/rotaryclubbhliberdade
Fonte: Jornal o tempo - 17/03/2014